Dia do Nordestino

16:47 Alan Felipe 3 Comentarios

A data foi instituída em 2009, em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além disso, trata-se também de uma homenagem ao célebre Catulo da Paixão Cearense, maranhense de São Luís e autor da famosa música “Luar do Sertão”.

 O “Dia do Nordestino” foi criado em São Paulo, por ser a cidade onde vive o maior número nordestinos de todo o Brasil (com exceção do próprio Nordeste, claro). 

 A cultura popular do Nordeste é muito rica. Seu artesanato, musicalidade, religiosidade, culinária, festividades, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas deste povo é sensacional. Apesar de eu não ser fã de forró, reconheço a importância da vasta cultura nordestina na música e outros segmentos. 

 Já visitei vários estados do Nordeste, regiões que são verdadeiras maravilhas naturais e conheço muitos nordestinos. A maioria deles é simpático, acolhedor, guerreiro e trabalhador, só não pisem em seus calos, pois o pessoal é arretado. Além disso, uma característica marcante deles é o humor. São pessoas engraçadíssimas, até quando não querem. 

 Apesar de ajudarem muito na construção do Brasil, os nordestinos sofrem até hoje com o preconceito, principalmente os que migram para o sul do país. 

 Enfim, esse povo é forte, sofrido, mas feliz e merece todo nosso respeito. Parabéns, nordestinos! 



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns nordestinos, povo brasileiro de garra e cultura impar!

      Abraço,
      Profª. Izabel Nunes

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga