Dia do Nordestino
A data foi instituída em 2009, em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além disso, trata-se também de uma homenagem ao célebre Catulo da Paixão Cearense, maranhense de São Luís e autor da famosa música “Luar do Sertão”.
O “Dia do Nordestino” foi criado em São Paulo, por ser a cidade onde vive o maior número nordestinos de todo o Brasil (com exceção do próprio Nordeste, claro).
A cultura popular do Nordeste é muito rica. Seu artesanato, musicalidade, religiosidade, culinária, festividades, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas deste povo é sensacional. Apesar de eu não ser fã de forró, reconheço a importância da vasta cultura nordestina na música e outros segmentos.
Já visitei vários estados do Nordeste, regiões que são verdadeiras maravilhas naturais e conheço muitos nordestinos. A maioria deles é simpático, acolhedor, guerreiro e trabalhador, só não pisem em seus calos, pois o pessoal é arretado. Além disso, uma característica marcante deles é o humor. São pessoas engraçadíssimas, até quando não querem.
Apesar de ajudarem muito na construção do Brasil, os nordestinos sofrem até hoje com o preconceito, principalmente os que migram para o sul do país.
Enfim, esse povo é forte, sofrido, mas feliz e merece todo nosso respeito. Parabéns, nordestinos!
Fonte: www.123achei.com.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns nordestinos, povo brasileiro de garra e cultura impar!
ExcluirAbraço,
Profª. Izabel Nunes
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir